Histórico

Grand Theft Auto: San Andreas é um dos jogos mais populares mundialmente. Novas versões já foram apresentadas, porém, nenhuma é tão popular e fácil de ser modificada como GTA:SA o é. E não poderia ser diferente com os brasileiros, que diariamente desenvolvem dezenas de modificações - são roupas, prédios, carros, novas ruas e o que mais você imaginar.

Entre as modificações que fazem mais sucesso no GTA San Andreas estão as de ônibus. Apesar de ser um jogo que não tem um sistema de transporte de passageiros definido, o maior jogo com modificações desenvolvidas para transporte de passageiros é GTA San Andreas. 

Tudo começou entre 2006 e 2007, quando modeladores independentes - Ariel Xaron é um dos pioneiros em modelagem de ônibus e mapas - ou reunidos em grupos - destaque para a B.M.T., Brazilian Motors Team - passaram a desenvolver veículos com características brasileiras, em um jogo cuja predominância são referências aos Estados Unidos. Sites como o GTA Brasil Team reuniam estas novidades, para deleite de crianças, adolescentes e não tão jovens assim...

Com diversos modelos de ônibus a disposição, surgiram na sequência sites que apresentavam skins de suas cidades, estados, empresas favoritas... Podemos assegurar que estão entre os pioneiros GTA Bus SP, GTA Baixada Santista, o GTA Bus RS, GTA Bus, entre muitos outros. Quando o assunto é modelagem, a referência não é brasileira, mas sim chilena: GTA Bus CL.

Em meio a tantos sites e modelos de ônibus a disposição, iniciativas isoladas começavam a surgir no sentido de, ou homenagear empresas verdadeiras dentro do jogo, ou mesmo criar empresas fictícias, com identidades visuais próprias, operando no Estado de San Andreas. A primeira empresa fictícia que se tem conhecimento é a Expresso San Fierro, de propriedade de Thomaz Sigolo. Em seguida vieram a Anhanguera Metro Bus, de propriedade de Joseph Martins, e a Expresso Las Venturas, de propriedade de Paulo Krause.

A primeira iniciativa de organização entre as empresas fictícias partiu de Paulo Krause, com a criação, em 2009, da Agência San Andreas de Transporte Terrestre - ASATT. Inicialmente, a agência tinha como objetivo concentrar as empresas que operavam em San Andreas, independentemente de elas serem próprias ou serem uma representação de empresa verdadeira. A iniciativa se mostrou um sucesso, e em 2010, diversas empresas foram criadas.

Em um ano, a ASATT alcançou a marca de mais de 50 empresas registradas, e com o crescimento do número de empresas, começaram a ser registradas ocorrências de cópias de informações, desorganização institucional, falta de controle por parte das empresas na aquisição de veículos e criação de empresas, entre outros.

Por outro lado, Fabrício Gonçalves, criador de diversas empresas fictícias de ônibus, tomou a iniciativa de criar um Governo do Estado, com serviços destinados à população de San Andreas - como o SANcard - mas focado principalmente no transporte de passageiros. Tal iniciativa foi polêmica no início, pois visava organizar as empresas sem regras muito claras.

Diversos "empresários" do transporte fictício de passageiros manifestavam-se favoráveis à organização de empresas, com criação de regras e sistemas de transporte, de modo semelhante à vida real. Em conversas com os responsáveis pela gestão da ASATT, chegou-se a conclusão de que a organização era primordial para que empresas tradicionais e novas tivessem igualdade de tratamento. 

Com isso, em acordo com Fabrício Gonçalves, foi criado no final de 2010 o Governo do Estado de San Andreas, em um primeiro momento com governador interino, e depois, após processo de eleição, com a escolha de Cristiano Martins como seu primeiro governador. No acordo, Fabrício também cedeu as marcas SANcard e BondesSA, esta última incorporada pela Metro San Andreas (MetroSA), empresa criada por Allanderson Santos para.gestão das linhas de trens de San Andreas.

Entre os principais pontos do trabalho de Cristiano Martins no cargo de governador, e que devem ser prática pelos demais eleitos, estão o respeito ao próximo, incondicionalmente; a liberdade de opinião e diálogo, e; o desenvolvimento de iniciativas que não se resumam somente ao transporte de passageiros, mas na convivência como um todo, transformando San Andreas em um exemplo de convivência e êxito político para a vida real.

Por se tratar de um grande estado, decidiu-se por dividir em cinco os centros administrativos de San Andreas - Las Venturas, Los Santos, San Fierro, e os condados de Flint e Tierra Robada, cada um englobando quatro pequenos municípios cada. Também decidiu-se pela separação da fiscalização do transporte de passageiros, transferindo a responsabilidade aos prefeitos e intendentes, através dos Departamentos de Transporte Municipal, ficando o Governo como organizador do sistema, através do CETran - Conselho Estadual de Transportes, e a ASATT como agência independente, responsável pelos serviços de linhas rodoviárias e de fretamento.

Outra ação importante que merece ser destacada é a criação de um banco cooperativo - o SicrediSAN - para que transações entre empresas e pessoas físicas pudessem ser efetivadas de forma transparente. O Governo tem por filosofia ser rigoroso nas exigências com as empresas, de modo que estas tenham como principal produto a ser oferecido a qualidade. A satisfação do usuário, do cliente, é ser bem atendido, com respeito e qualidade, e sem monopólios, sempre dando a todos a oportunidade de participar, de sugerir, de incentivar novas idéias, e de promover igualdade a todos. Esta é a filosofia do Governo do Estado de San Andreas.